O processo de psicoterapia transpessoal

O processo da Psicoterapia Transpessoal, tendo por referencial o ‘spectrum’ total de níveis da consciência, mostra que a evolução humana ou o desenvolvimento psicológico ocorre em estágios de crescente integração e transcendência em direção à totalidade (Deus, Cosmos ou Atman).

O contexto da psicoterapia pode ser visto como uma oportunidade para o homem ver e vivenciar o mundo transpessoalmente, isto é, além da mera identidade pessoal ou da história biográfica.

O processo psicoterapêutico transpessoal desenvolve-se então em duas etapas interligadas:

1) Crescimento Pessoal:

. Representado pelas experiências da pessoa como entidade diferenciada;

. Requer trabalho de integração da personalidade individual em seus níveis, físico, emocional e mental. A personalidade deverá harmonizar-se e para que o Self possa estabelecer sua ação sobre a personalidade, temos que equilibrá-Ia e, assim colaborar para que o Self se integre.

. Meta: realização pessoal.

2) Crescimento Transpessoal:

. Representado pelas experiências do indivíduo como parte integrante de um “todo” maior. Essas experiências implicam na expansão da consciência além das limitações do ego e das limitações de tempo e espaço como são percebidas na consciência comum ou de vigília;

. O trabalho deste nível requer a desidentificação com as restrições da personalidade individual;

. Meta: auto-consciência.

Esses dois crescimentos, o pessoal e o transpessoal são vistos como distintos, mas não podem ser separados, ou seja, o trabalho de conexão entre a consciência pessoal e a transpessoal é fundamental quando o resultado que se espera é a integração total ou holística da pessoa. Holístico vem do grego Holos ­significa todo, inteiro.

One Response to O processo de psicoterapia transpessoal

  1. Gostaria de fazer um curso focado em psicoterapia transpessoal. Sou psicóloga clínica e atuo tb como psicoterapeuta há 8 anos. No meu consultorio uso intuitivamente a abordagem transpessoal (relaxamento mental). Meu unico problema é que não tenho disponibilidade aos finais de semana quando estou com meus filhos e não tenho como deixá-los com outras pessoas. Gostaria de saber se há algum curso que possa me servir dentro da semana. Adoraria mesmo fazer o de especialização, mas… Obrigada. Valéria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: